
"Monumentos que contam a história de Portugal" - Palácio da Bolsa
História
.jpg)
Palácio da bolsa e igreja de São Francisco
Características

Fachada principal Brasão da Associação
Comercial do Porto
Construção
- Joaquim da Costa Lima Júnior ( ele quem submete a planta, orçamento e detalhes do projeto do Palácio);
- Tomás Augusto Soller
- José Macedo Araújo Júnior
- Joel da Silva Pereira
- José Marque da Silva, último arquiteto e decorador do Palácio.
Joaquim da Costa Lima Júnior
O edifício foi construído ao longo de quase 70 anos, teve seis arquitetos principais, dezenas de mestres entalhadores, estucadores, pintores, douradores, pedreiros e centenas de operários. Com a implementação da República, a 5 de outubro de 1910, o Palácio da Bolsa é inventariado e desocupado e a posse do edifício é transcrita a 11 de fevereiro de 1911.
Contudo, ao contrário do que sucedeu noutros casos, este edifício não entra em decadência ou estagnação.
Presentemente, é a sede da Associação Comercial do Porto, onde se realizam variados e marcantes eventos culturais, sociais e políticos da cidade. É considerado um dos mais belos edifícios portuenses, assim como um dos mais ricos de Portugal.
Logótipo Associação Comercial Jardim Infante D. Henrique - Porto
do Porto
Região demarcada do Douro
Em Portugal, o conceito jurídico de região demarcada deve-se ao Marquês de Pombal, com a criação da delimitação de uma região vitivinícola, no século XVIII, em Portugal — a Região Demarcada do Alto Douro.
Em Dezembro de 2001, a UNESCO elevou o Alto Douro Vinhateiro a Património da Humanidade. Um título, atribuído por unanimidade, que premiou a Região vinícola demarcada mais antiga do mundo. Região única por reunir as virtudes do solo xistoso e da sua exposição solar privilegiada com as características ímpares do seu microclima em conjunto com o trabalho árduo do homem do Douro.
A sua Paisagem evidencia três aspectos principais: o carácter único do território, a relação natural da cultura do vinho com a oliveira e a amendoeira e a diversidade da arquitectura local.
Património Mundial Alto Douro